PPGECO 240 - Crescimento e Desenvolvimento Econômico

Tópicos

Crescimento Econômico: Solow & Ramsey; Modelos de Gerações Superpostas; Modelos de Crescimento Endógeno; Migração e Crescimento; Crescimento e Espaço; Crescimento em Economia Aberta. Desenvolvimento econômico: Crescimento vs. Desenvolvimento; Principais Teorias do Desenvolvimento; Desigualdade e desenvolvimento; O Debate Recente sobre o Crescimento e o Desenvolvimento Econômico.

Bibliografia Principal

• AGHION, Philippe; HOWITT, Peter. Endogenous Growth Theory. Cambridge, MA: MIT, 1998.
  • ARAUJO, P.F.C. 1975. Agricultura no processo de desenvolvimento econômico. In: ARAUJO & SCHUH, Livro 1, Desenvolvimento da Agricultura: Natureza do Processo e Modelos Dualistas, Livraria Pioneira Editora, São Paulo, SP.
  • AZZONI, C.R. Crescimento econômico e convergência das rendas regionais: o caso brasileiro a luz da nova teoria do crescimento. In:
  • ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA - ANPEC, 23, 1994, Florianópolis. Anais... 1994. v. 1, p. 185-205.
  • BARRO, Robert J.; SALA-I-MARTIN, Xavier. Economic Growth. Second Edition. Cambridge, MA: MIT, 2004.
  • BAUMOL, W.J. Economic dynamics: an introduction. New York: MacMillan, 1970. 472 p.
  • BELTRATTI, Andrea. Models of Economic Growth with Environmental Assets. Dordrecht: Kluwer, 1996.
  • CAMERON, R. Introdução: origens históricas do subdesenvolvimento contemporâneo. Revista Brasileira de Economia, v. 26, n. 4, 1972.
  • CARDOSO, F.H. Dependência e desenvolvimento na América Latina. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
  • DOMAR, E.D. Essays in the theory of economic growth. New York: Oxford University Press, 1957. 272 p.
  • FURTADO, C. Teoria e política do desenvolvimento econômico. 5.ed. São Paulo: Nacional, 1975. 344 p. (4.a parte - O sudesenvolvimento).
  • JONES, Charles I. Introduction to Economic Growth. Second Edition. New York: W.W.Norton, 2002.
  • SCHUMPETER, J.A. A teoria do desenvolvimento econômico. São Paulo: Abril Cultural, 1982. 169 p.
  • SOLOW, R. Growth theory: an exposition. Oxford University Press, 2000.